O Joca é uma peça rara. Ele possui uma maneira diferente de ver e participar do mundo. Acho que antes, tinha mais dificuldades com as palavras, por isso, aprendeu a usar diálogos prontos de desenhos animados e filmes que vê na tv, para se expressar. O efeito colateral é que, além de conversas cotidianas recheadas de monstros e "tome isso, arghh, você vai me pagar e apertem os escudos refletores lasers!", ele também fala algumas palavras tontas que aprendeu por aí.
A Claudia diz que ele é intenso, para o bem e para o mal. Isso significa poder levar um beijo na barriga, assim, do nada, enquanto você está lendo uma revista no sofá. Mas também significa ser chamado de idiota, simplesmente porque não pegou o brinquedo que ele queria no exato instante em que ele pediu. O caso da palavra feia, idiota, já rendeu muitas e muitas tentativas de evitar que ele a falasse. Começamos com o Piaget (cognição, construção, amor e compreensão) e terminamos no Pinochet (berros e tapões no meio do bocão). Nada adiantou, é claro. Ao menor contrariamento, lá saia um idiota, gordo e sonoro, na frente da familia, das visitas, das coordenadoras da escolinha que estudaram Wallon e Vigostky e de quem mais estivesse por perto. E nós, com compreensão amorosa, sempre dizendo: "Joooca, não pode falar essa palavra feia!!!" Enquanto o sorrisinho amarelo de quem está tentando de tudo, permanceia colado em nossos rostos...
Teve um dia que foi muito bom. A Claudia foi ao dentista com ele, para tirar um dentinho que estava mole. E lá foi o Joca com aquela cara de, se for contrariado, soltarei uma rajada de idiotas. A mãe sofrendo por antecipação. A dentista e sua ajudante, com aquela paciência milenar das pessoas que lidam com crianças, abrem a boquinha dele e explicam tudo o que vão fazer. Ele olha ressabiado, chora um pouco em alguns momentos, mas se mantem impávido colosso em matéria de expelir idiotas.Ela termina o serviço e ele se comporta nota dez com louvor. A Claudia se despede, ele fala tchau e saem do consultório. Enquanto ainda passam pela sala de espera, o joca vira para a mãe e diz:"Elas são as palavras feias!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário