Eu gosto de passear pelo centro de ribeirao. Apesar de morar ao lado do shopping passo minha vida passeando pelo centro da cidade. Calma, calma, nao me confundam com os tradicionalistas teóricos do movimento, gosto muito de shopping também, minha dispensa é o carrefour, sempre dou um pulinho lá. Mas o centro de ribeirao é chic, um dia ainda vou morar num apartamentão lá, daqueles velhos que vc tem que gastar um dinheirao com encanamento. Entenderam por que vai ser só uuuuuuuum dia? Nesse apartamentao, com janelão, existirá uma sala acusticamente isolada para eu escutar cds e dvds. Olharei pela janela e verei as luzes da cidade batendo palmas (n.e. expressão chupinhada de um velho poema de um velho amigo. Podem reparar como as luzes da cidade parecem bater palmas). Talvez serei triste, talvez não. Gosto de passear nas lojas americanas, onde compro cds desde 89. Metade
do meu acervo veio de lá. Agora tem no shopping e os amadores de americanas poderão desfrutar um pouco sem passar pelo calor. Mas eu gosto da americanas do centro. Porque é lotada e você pode comer um dos melhores cachorros quentes da cidade, com molho de pimentão, tomate e cebola. Ah o calor, que m*rda é o calor de ribeirão, mas escrevendo assim, enquanto recordação, fica até bom. Gosto do mercadão, mas não muito, cheiro de queijo meia cura com peixe e fumo de corda só enquanto curiosidade sociológica e se, e somente se, por um acaso eu fosse arquiteto e estivesse fazendo uma tese sobre "edifícos históricos da época do café, reflexo da insustentável opulência de uma classe ascendente no ínicio do século passado". Mas graças a Deus nao tô nessa, então posso reclamar da sardinha com chulé. Gosto tb do centro popular de compras que, na sua piratagem, emula a dinâmica dos shoppings. Tem até praça de alimentação. A grande diferença com as praças de alimentação dos shoppings é que no centro popular vende coca pet 2 litros. No ribeirao shopping o truque é comprar no carrefour aquelas de 900 ml e pedir um sandubão pra economizar.
O centro popular de compras tb encaro enquanto curiosidade sócio-histórica. É um lugar ótimo pra comprar bobs esponja e nemos para trigêmeos ainda semi-tontinhos (Ai, se a mãe ler essa parte vai falar "num fala assim deles!"). Mas os MEUS bonequinhos eu nao compro lá! Os meus são de grife! Tenho um armário cheio deles que os tri só chegam perto e olham através do vidro (mais dó da mãe nessa parte).
Lá no centro tem tb as toneladas de cds e dvds piratas, que eu gosto muito! Não para comprar porque eu sofro de frescurite de ver encarte, saber quem tocou na faixa tal, que instrumento tocou e etc. Eu gosto de cds piratas enquanto guerrilha urbana contra cds que custam até 40 paus. Mas eu nao compro porque acho as capinhas uma bosta! E, vcs sabem né, o essencial é visível aos olhos! Além do que, nao vou fazer campanha contra porque nem cd gravado eu tenho, aliás nem músico sou. O que eu gosto mesmo é de ver artista nervoso e roqueiro e cheio de atitude fazendo campanha contra pirataria e vendendo garrafinhas de coca pra dependurar em mochila, quiá quiá quiá ... abaixa que isso aí é roquenrol!!!!
Chega! Se vcs forem ao centro de ribeirão nao se esqueçam de comer um cachorro quente nas americanas, um sanduiche de linguiça no Dr. Linguiça (perto das americanas, virando e subindo no meio do quarteirao), um sorvete romeu e julieta (sim, sim, pedaços de queijo e goiabada) na sorveteria Zero grau ( barao do amazonas com a prudente?) e visitar o "sebo de brechó", um casarão enorme, com várias salas cheias de livros usados que até parece a biblioteca altino arantes e com um vendedor fresquinho que, ao ser perguntado se tinha alguma coisa sobre cosmologia (sim, sim nao é só ele que é fresquinho) respondeu que tinha, mas só em inglês, e completando com um olhar que dizia "o que não é para seu bico!!". Lugar bão para comprar revista véia de contos de sci-fi (vai lá, acho que é na são sebastiao esquina com aquela rua que tem a casa affonso).
Bem e se vc nao estiver em ribeirão mas estiver numa cidade com mais de 100 mil habitantes e de, pelo menos, 100 anos de idade, todas essas dicas continuam a valer, procure por esses locais no seu centro, só vão mudar de nome, mas vão estar todos lá!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário