Gosto do natal porque já dei muito trabalho pro papai noel. Já pedi patins de esquiar no gelo e equipamento de mergulho com oxigênio em 1965. Lógico que tudo isso foi negociado com a representante do papai noel que, sabiamente, transformou esses pedidos num brinquedo visto numa vitrine de uma cidade pequena. Até hoje me lembro dele, um globo terrestre de lata com uns avioezinhos dependurados (lembram daquele brinquedo de parque chamado chapéu mexicano? os avioenzinhos ficavam dependurados como no chapéu), vc dava corda, o mundo girava e os aviões voavam ao redor...
Gosto do natal; porque eu tinha que escrever carta, colocar capim e água para as renas do papai noel e esperar, esperar pelo presente na manhã, ao lado da cama. Se eu paro um pouco, se eu respiro um pouco, se eu fecho os olhos sem fechar, eu sinto ainda o hálito dessa sensação/emoção de iluminar os olhos num pacote deixado no chão. Talvez eu nao tenha
crescido tanto assim... desde então.
Gosto do natal porque tem papai noel, é óbvio, porque tem esse verão quente que nao combina com natal imaginario da coca-cola. Gosto de já ter visto uma vez esse natal de coca-cola cheio de pinheirinhos de verdade cobertos de branco igualzinho os de plástico do walmart.
gosto de natal porque tem tender com frutas e maionese doce e um doce diferente que eu invento de fazer todo ano (creme brulée devidamente maçaricado e quebrado com as costas da colher quinem a amelie poulain, talvez, esse ano?) gosto porque depois do almoço, todo mundo ainda fica sentado na mesa falando sobre tudo, do matrix à vizinha pentelha que varre as folhas da árvore da rua para a frente da casa da minha mãe. Gosto porque dá um trabalho pensar em tudo, esperar por tudo e depois passa tão rápido e tudo fica tão longe.
gosto do natal porque tem amigo secreto na familia, tem meu irmão que quer saber quem saiu com quem. Alías tem meu irmão que mora no amazonas, ou em whashington, ou em brasilia, ou em sampa, e todo ano acha que nao vai dar para vir porque nao arrumou passagem e depois ele consegue vir mas vai ter que voltar no dia 24 as 11 horas da noite e nao dá então
para fazer a festa no dia 23?
Gosto do natal porque gosto de ver as carinhas dos trigemeos quando nós começamos a inventar estórias (sim, sim, ainda fico com EStórias, depois do rubens alves) ... que o papai noel do shopping é só um representante autorizado do verdadeiro, que o verdadeiro ninguem consegue ver. Que se nao parar de bater na irmã nao vai ganhar o presente extra. Que o
presente que pediu tudo bem, vai vir mesmo, mas os presentes extras são assim, o papai noel pode mudar de idéia se tiver muita violência entre irmãos.
Gosto de comprar brinquedos para eles, principalmente se NAO forem educativos, se nao tiverem nenhum propósito pedagógico a nao ser o de brincar. Gosto das Barbies, dos maxs steel e dos milhões de bonequinhos da legião dos super heróis.
Gosto de natal porque tem rabanada, apesar de fazer mais de 10 anos que nao como rabanada. Mas todo ano eu penso "esse ano vou comer rabanada" Gosto de esperar pelo natal, de inventar estórias, de ver o papai noel (representante do verdadeiro) nos shoppings. Gosto do verdadeiro espírito do Natal: o consumo, os presentes, as comidas e a familia junta brincando e brigando, e se entupindo de coca-cola e sinvastatina para segurar o colesterol do mal.
Gosto de natal porque sou artista plástico performático e, talvez vcs esperassem que eu nao gostasse de natal por ser uma festa comercial e etc etc etc.
Sim, sim criaturinhas, eu gosto de natal! E eu sempre deixo minha depressão pra janeiro, quando o ano começa, os amigos estão na praia, e eu fico um pouco mais sozinho, sem as infindáveis horas de conversa sobre o nada, ao telefone, com eles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário