20.12.04

Por que acho o Hermeto um chato

julho de 2004

Há muito tempo atrás, um pouco depois do final da dinastia ming, o hermeto veio fazer um show aqui em ribeirão, no teatro de arena. Foi um aqueles shows intermináveis dele, duas horas e meia, três. E dá-lhes galho da roseira com chaleira e bacia d'água. E tinha o Kiko Zambianchi, cara de pau, no bom sentido, que ele era, que foi lá pedir pro Hermeto para fazer um som no show dele. No meio do show, o hermeto pára e diz que tinha um mocinho aqui de ribeirão que iria fazer um som. Entra o kiko, começa a suingar no violão, algo pré-se um dia eu pudesse ver, a fazer um txú txú birú vocal e começa a cantar uma de suas músicas. Hermeto fica parado ao lado dele, pézinho acompanhando o rítmo, saxofone tenor em punho, pronto para entrar num daqueles solos de porco masoquista gozando enquanto morre esfaqueado - nunca sabemos se o guincho é de dor ou de prazer. O semblante de hermeto começa a ficar sério, muito sério, kiko continua viajandão em seu próprio som. De repente, hermeto começa a gritar: pára! pára! pára!, esse som é muito ruim, eu não sabia, pode parar, pára, pára, pára!!!! E dispensa o kiko do palco e começa a tocar outra música frevo-baião-u-gáio-da-roseira, bela menina no gáio da roseiráá!
Na época fiquei meio chocado. Meio chocado pelo Kiko, pela coragem dele ir pedir para tocar, e tocar e sobreviver à detonagem artística de hermeto na frente de todos. E também meio chocado pela falta de educação do Hermeto, ancorado em sua própria genialidade sem fim, de ter sido tão mal educado só porque achou fraca a música do kiko. Não há música fraca que justifique falta de educação.
Eu era jovem, tinha estrutura cerebral e lombar para escutar solos de free jazz intermináveis e tb para assistir filmes de 4 horas de duração sobre crises existenciais em casamentos suecos. Hoje, os tempos mudaram, incendiário aos 20, bombeiro aos 40, quiçá cuspidor de papinha aos 80. Hoje, posso dizer feliz que acho o hermeto um chato! Quer dizer, não que ele não seja genial e não transforme tudo em música e etc e que ele não seja um bruxo dos sons. O problema é que ele começou, de uns tempos para cá, a acreditar nisso, que ele é genial, que tudo que ele coloca a boca/mão vira um som genial. Daí que nóis tem que aguentar aquelas chaleiras com bocal de bombardino, aqueles solos intermináveis espirrando água, fazendo aquele sonzinho merrequinha de piston afogado e achar tudo genial e lindo. Bacia d'água por bacia d'água, ainda fico com o uakti tocando o bolero de ravel nuns pirexs. Na verdade, o hermeto é muito bom, só que ele também sabe disso!

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens!!!