3.4.07

A Matemática do Nicolau

Ajudar nas tarefas de escola dos filhos é, para mim, o mais perto de um surto psicótico que posso chegar. São três pessoas com os mais distintos interesses, atenções (ou falta de)sendo administradas por esse que vos escreve. Que saudade do z da zabumba, o caminho era suave e eu não sabia!
Mas hoje em dia a coisa é diferente, pais globalizados, filhos inseridos no contexto escolar quase depois que deixaram de ser gametas no saquinho do papai e no ovarinho da mamãe. Imaginem a situação, uma fila de três esperando a vez para a tarefa junto com o pai. E olha que eu, pelo menos filosoficamente, sou contra tarefas de escola que estejam fora da ZDP do Vygotsky. Mas ser filosoficamente contra não é quase nada nessa vida-inferno tecida pelos outros. O Joca demora alguns pares de minutos para achar o lápis ideal para fazer o risco que contorna a figura que ele precisa assinalar. Desconfio que ele está me embaçando. Alguém aí sabe como se contam fonemas? Pois é, sílabas já não bastam, é preciso saber o som das palavras. E decompor 50 em vários números menores, vocês pensam que é fácil?
Ajudar nas tarefas é como ser uma lesma caminhando no fio de uma navalha, qualquer corridinha (ou demora) e a coisa acaba em morte. Quanto ensinar? O que explicar? Como me fazer entender? Quantos quilos de paciência tenho que comprar para aguentar o mundo da lua do nicolau?
Virei um pai vespertino full time, almoço, escovação de dentes, levar o joca na terapia, voltar, vamos fazer a lição? Esse texto mesmo, estou escrevendo agora, depois da pera e do chocolate e antes da lição.
Nicolau, b com a, ba, olha: ba-la! E b com o? e ele responde em tom de interrogação, tê? Miro o infinito, mesmo que esse infinito acabe ali, dois metros adiante, na parede da sala. Vamos decompor o 50, quantos 10 tem no 50? Pego uma caixa de palitos de fósforo. Começo bem em minha interação sócio-construtivista, coloco dedos, palitos, dezenas, unidades. Nada adianta, começo no Piaget e termino no Pinochet:
Olha, é fácil, no CINCOenta tem CINCO números 10, guarda isso e pronto!!! Ou eu faço isso ou o conselho tutelar vai acabar entrando na história.
Ainda tem mais dois na fila de espera. A Sofia, menina-mulher-professorinha-independente, se vira quase sozinha, mas esse quase é o suficiente para ser levado em consideração na minha mente perturbada. Nisso, já são quase quatro da tarde e eles me pedem um lanchinho. Lá vou eu passar margarina nas bisnaguinhas seven boys e bater um milk shake de toddy no shaker comprado em oferta no walmart. Minha tarde, já quase era. As liçoes estão assim, pela metade e eu também. Engulo alguma coisa também, um pedaço de queijo e toddy batido.
O Nicolau tem uma sequência de números de 1 a 15 para assinalar os pares e os ímpares. Ele faz um círculo em volta dos números 10, 11, 12, 13, 14 e 15 para grifar os pares. E depois ele assinala os números de 1 a 9 para destacar os ímpares. Pergunto por que ele fez assim e ele me diz que os números pares são aqueles que estão juntinhos (10, 11, 12...) e os ímpares são aqueles que estão sozinhos (1, 2, 3,...).
Quem já se sentiu impar nessa vida, não pode negar que ele esteja coberto de razão em seu particular raciocínio matemático, mesmo que não seja a resposta adequada. Quase rio. Ele fica preocupado de estar errado. Digo para ele que a resposta pode não ser a correta, mas, que eu gostei.
Depois, quando volta da escola, ele me diz, feliz, que aprendeu o jeito certo de achar os pares, que é só grifar um número e pular o outro, grifar um número e pular o outro, grifar um e pular o outro, sucessivamente, ad infinitum, igual minha pátria-paciência.

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei bem didático esse seu jeitinho de ensinar...
E a sua paciência também é invejável... rsrsrs
Já vi esse filme duas vezes. E acho que verei de novo. Neto crescendo e nos na fila de adoção...
O que vc acha???
Tenho algumas histórias desse tipo que logo também entrarão no meu blog.(artesdarita.blog.terra.com.br)
Só que lá é tudo feito com arte. Rsrsrs
Beijos e bom descanso!
Rita Johansen

Anônimo disse...

Amigo... vc ainda ñ viu nada...vai ver só quando eles começarem a se comunicar em internetês...rsrs...aí sim a gente pira...mas oh... é o que faz a vida valer a pena... curta e aproveite ao máximo... tudo isso passa tão rápido e vc vai sentir falta... mas com certeza terá muitas histórias pra contar... bj fiquem com Deus.

Obs.: chorei de rir rsrsrs