17.6.08

A Matemática do Nicolau, parte II


Lição de casa de matemática, começam as noções de divisão. Sinto que, como diria o alter ego do Roger Waters no The Wall, uma crise se aproxima rapidamente. Vou lá, ajudar, já meio desanimado e descrente dos resultados. Nicolau lê o problema para mim: Dona Maria usou 3 pacotes de macarrão para fazer macarronada para 15 pessoas. Quantos pacotes ela precisaria para fazer macarronada para 5 pessoas?
Começo a armar um esquema mental de como explicar essa noção para ele, ao mesmo tempo em que ele termina de ler a questão.
Para minha surpresa, ele acaba de ler e diz: Já sei! É fácil, um pacote de macarrão, só! Maravilhado com tanta rapidez, vendo desmororar todo meu preconceito sobre a capacidade dos filhos de entender conceitos abstratos disfarçados de espaguete, quase vou às lágrimas de emoção. Daí vem a explicação tão maravilhosa quanto deve ser a macarronada da Dona Maria. É fácil, papai. Aqui em casa nós somos em cinco e você usa só um pacote quando faz macarronada!

a outra matematica dele pode ser vista em http://cdicas.blogspot.com/2007/04/amatemtica-do-nicolau.html

2 comentários:

Novaes disse...

Oi cleido,
Legais seus textos! Me identifiquei pra caramba, principalmente porque tb sou artista plástico e tb tenho preguiça de artes plásticas!!! RÁ!!! Adorei isso!! Tb sou chargista, cartunista e ilustrador, mas gosto mesmo de ficar lendo blog dos outros no computador!! Virei sempre acompanhar seus pensamentos, acho que vestirei muito a carapuça por aqui!!
Abs.
Novaes
http://novacharges.wordpress.com

Unknown disse...

Cleido, vim elogiar seus textos, você escreve bastante bem! Esse do Nicolau foi divertido e interessante. Vou acompanhar este blog mais de perto.